top of page

 "As Práticas Expositivas de Lina Bo Bardi Sobre a Arte no Brasil", de Jacqueline Medeiros

A presente publicação corresponde a um capítulo da tese de doutoramento de Jacqueline Medeiros, realizada no Instituto de Arte da Universidade do Estado do Rio de Janeiro, com a orientação da prof. Dra. Vera Beatriz Siqueira e aprovada na banca formada pelos prof. Drs. Marcelo Campos(UERJ), Marisa Flórido(UERJ), Pablo Lobato(UFC) e Eliza Souza Martinez (UnB).

O universo das exposições de Lina Bo Bardi norteou a presente pesquisa, especificamente pelo viés da prática expositiva, ainda pouco estudada na área de Artes. Por esse caminho, buscamos identificar as contribuições da arquiteta-curadora no Nordeste do Brasil, mormente em seu “Projeto de Civilização”, exposto a partir da descoberta do potencial da Cultura Popular Brasileira no período em que viveu na Bahia (1958) e no seu retorno a São Paulo (1964). Assim, encontram-se no cerne da pesquisa as questões sobre os possíveis lugares que a produção de Arte Popular — produzida fora dos centros hegemônicos da Cultura — pode ocupar na História da Arte Brasileira.

PROJETO FOMENTADO COM RECURSOS DA LEI 14.017/2020 - LEI ALDIR BLANC - POR MEIO DA SECRETARIA MUNICIPAL DA CULTURA DE FORTALEZA”

Selo editorial:

Pano%20de%20Roda_-01_edited.jpg
LOGOS.png
bottom of page